De Membro a Líder da Equipe: Três Atitudes Para Que Seu Time Confie Em Você

Confiança é um valor tão importante quanto a ética.

É o que torna possível o convívio, faz surgir a cooperação entre as pessoas, dá credibilidade e boa reputação para gestoras e gestores.

Por esta razão é muito importante se questionar: Como o time vai confiar na sua competência para liderar, se até ontem você era um dos membros da equipe?

Muita gente costuma dizer que confiança precisa de tempo para acontecer e que as pessoas não confiam logo de cara em alguém. Será mesmo?

Vamos entender um pouco o mecanismo da confiança:

Você está dirigindo numa estrada do interior e pretende chegar num recanto onde há um rio, mas percebe que tomou um caminho errado. Sem conexão com GPS, você opta por seguir dirigindo. Ao longe, você avista um homem vindo a pé com um caniço, um balde e um chapéu de palha. Você para o carro e pede informações. Ele indica um trajeto que gerará um desvio de mais 2 km e você segue as instruções oferecidas.

Era um completo estranho, você nunca o tinha visto e mesmo assim tomou a decisão de confiar. Por quê?

Você pode dizer que é por conta das características que o homem traz em sua forma de andar ou pelos acessórios que carrega.

Fatores como: você estar perdido, desconhecer a região, a proposição de outro desvio, nada disso ofusca o que você capta ao ver o homem-caniço-balde-chapéu de palha.

É seu cérebro que age e reúne imagens, experiências e assunções numa elaborada teia de conexões, e você se sente seguro para confiar.

Seu cérebro compila e integra num pensamento: O homem não representa uma ameaça.

Podemos supor que certas conexões terão falhas? Sem dúvida. Mas no caso acima, você vai arriscar, mesmo sem ter 100% de certeza de que o pescador não vai lhe enganar.

Em psicologia, CONFIANÇA – como citada por Denise Rousseau – pode ser definida como:

… a aceitação de nossa vulnerabilidade e a crença otimista de que o outro não nos fará mal.    

Bem poderoso isso, não? Aceitar nossa vulnerabilidade.

Então, o que dizer desta disposição no ambiente organizacional?

Quais são as combinações de imagens e percepções que precisam acontecer para se confiar em alguém que assumiu um função recentemente?

Se você pensa que poderá ter mais sucesso na obtenção da confiança porque já lhe conhecem, pode ficar surpreso/a.

Os Dois Lados da Moeda

Pessoas que passam a ser lideradas por um/a colega, geralmente, se sentem um tanto perdidas ao lidar com a novidade. Se é seu caso, deve entender que muitas delas conhecem sua forma de pensar e formaram, pelo convívio, um certo juízo de valor a seu respeito.

Em dezenas de entrevistas que realizei, os liderados se referem a esta experiência de ser comandado por um colega, como “meio estranha”. Costumam dizer: “Sabe, a gente torce pra pessoa ser promovida, mas esquece que conhece também o seu lado negativo…” ou “ele/ela é muito amigo/a da pessoa X… tenho a impressão de que vai dar muita colher de chá.”

Assim, de repente, você se torna um/a estranho/a para o time.

Saiba, então, que o sucesso dependerá de um conjunto de atitudes a adotar na nova posição, para que o time tenha condições de passar a confiar na sua forma de liderar.

E há ainda um outro aspecto relevante no contraponto deste contexto.

Vários líderes ao assumirem posições de comando de seus colegas, relataram que usar de neutralidade ao dar feedback é uma das principais dificuldades. “Quero que confiem em mim e não quero parecer que o cargo subiu à cabeça, na hora de avaliar”. “É complicado dizer o que poderia ser melhor, quando estive do outro lado e sei da dificuldade.”

Ambos os lados, portanto, estão vivenciando as suas respectivas vulnerabilidades e precisam construir o caminho da confiança novamente.

E para construir confiança suas atitudes precisarão dar conta tanto das inquietudes dos membros do time, que já não sabem se mantém ou não você no grupo de amigos do WhatsApp, quanto reduzir suas preocupações em ser eficaz ao avaliar a performance das pessoas.

As Atitudes Que Podem Fazer Diferença

Ao formar o conjunto de atitudes e ações para ter sucesso na sua gestão, considere incluir estas em sua nova dinâmica de trabalho com o time:

#Atitude 1 – Aceitação da Mudança

Reconheça que tudo muda a partir do momento em que você é promovida(o) para uma função que lhe dará poder diferenciado para admitir, avaliar, promover ou demitir pessoas do time.

Substitua, no seu discurso, a afirmação – “nada mudou, eu sou a mesma pessoa, e vou pegar junto”, pois isto não será mais verdade.

Trabalhe o seu discurso expondo a realidade da nova situação: “Estou ciente do desafio que tanto vocês quanto eu teremos com este novo cargo que assumi. Preciso de vocês para não errar no comando desta área e não confundir papéis”.

Cite para eles, dois ou três valores-chave que você acredita que um líder eficaz deve ter. Peça que lhe ajudem a seguir estes princípios.

#Atitude 2 – Entusiasmo Na Função

Da mesma forma que um líder vindo de fora se mostra motivado para construir e explorar novas formas de realizar o trabalho, você, que “é da casa”, também precisa mostrar entusiasmo e precisa superar a vontade de manter as coisas como estão.

A nova posição demandará ampliar o horizonte de conhecimentos e fazer seu trabalho de gestão agregar valor para a empresa. 

Maximize energia na busca por novas ideias. Desengavete as boas proposições paradas.  Valorize as sugestões construindo um painel de ideias a executar. 

Aprenda uma nova habilidade. Algo que você acredita que irá fazer a diferença na sua forma de comandar. Isto, porque adquirir novas habilidades revigora qualquer pessoa.

#Atitude 3 – Renunciar ao trabalho anterior

Reavalie e delegue tarefas, atividades e/ou projetos que você vinha conduzindo quando estava no cargo anterior. Motivo principal: Tempo!

Tempo para as pessoas e para fazer o seu trabalho de gestão.

Este tempo será importantíssimo para explicar a cada um dos seus liderados como você pretende avaliar o trabalho e a performance individual.

Um lembrete para finalizar:

Ser líder e conduzir equipes é uma grande honra. Liderar o próprio time, com quem você construiu seus saberes e compartilhou suas forças e fraquezas, talvez seja uma honra ainda maior.

Nesta experiência, você tem a chance incrível de consolidar a confiança, fortalecer engajamento e mover todos para frente. Dedique-se bem.

Esse é um ótimo jeito de evoluir.

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