Um Bom Começo na Primeira Gestão

Você foi promovido a gestor ou gestora.

Finalmente, o seu momento de assumir a responsabilidade de comando chegou.

Logo, surge a vontade de fazer melhor, fazer diferente, ou simplesmente fazer acontecer.  Liderar se torna a sua nova realidade e precisa colocá-la em prática.

Mal se sentou na nova cadeira e você descobre que seu time lhe aguarda para saber das suas diretrizes e orientações iniciais. Alguns se mantêm discretos e silenciosos, enquanto outros, facilmente, se aproximam e demandam sua decisão sobre coisas que você ainda nem teve tempo de conhecer. E, é claro, tudo é assunto urgente na percepção de cada liderado!  

Você começa a pensar que sua função será, basicamente esta: tomar decisões e definir prioridades… Será?

E você nem tem tempo para concluir a ideia, porque o dia flui com e-mails chegando, conversas interrompidas por demandas que se sobrepõem e se multiplicam…E mal conseguiu ver se aquele relatório, que você conhece melhor do que todos, pode mesmo ser delegado para alguém do time. Todo mundo parece tão ocupado que você assume que também deve arregaçar as mangas, “botar a mão na massa” e trabalhar no relatório.

E o dia termina antes mesmo de você se dar conta que na escada da carreira, ficou com um pé no degrau anterior e o outro no próximo. Quase líder.

Sucesso nos Primeiros Passos

Fique tranquilo; Aos poucos, você vai compreendendo que o caminho da gestão é feito, sim, de muitas decisões, mas também de muita energia e foco no que seu time e seus clientes precisam

Para garantir, de verdade, o sucesso de sua gestão, trabalhe em duas atitudes logo no começo e siga adiante com elas como premissas de boa liderança:

Escutar Ativamente as Pessoas

Comece com um bom plano de reuniões individuais. E faça contato logo nos primeiros dias.

Estabeleça um horário com seus colaboradores e escolha algumas perguntas para fazer. Mas, fica o alerta: certifique-se de que sua conversa com ele ou ela seja eficaz, ou seja, eles devem ter mais espaço de fala do que você.

Em nossa experiência com líderes bem-sucedidos, eles falam apenas 15 a 25% do tempo da reunião.

O restante do tempo é dos liderados. Quer dizer, se você perguntar sobre a expectativa de carreira, sobre ideias para melhorar o trabalho, valorize a narrativa dele ou dela e não a sua. Apenas escute e mostre interesse pelo ser humano que está ali na sua frente.

Aliás, esta deveria ser uma atitude permanente sempre que estiver conversando com seus colaboradores. Esteja ciente de que está escutando ativamente.

Cada sugestão ou ideia conta para você alavancar o potencial criativo do seu time. Mesmo que não concorde com alguma ideia, verifique que parte da sugestão pode ser remodelada e encoraje as pessoas a revisar.

Ter Foco em Resultados

Já nas primeiras semanas, você também precisa entrevistar seus clientes internos ou externos.

Precisa entrevistar o seu gestor e gestores de outras áreas.

Veja que não estou usando o verbo conversar e, sim, entrevistar. Isto porque a entrevista permite que você obtenha informações de modo estruturado.

Questões como, por exemplo:

  • Qual é a principal expectativa que o cliente tem em relação à área?
  • Quais os pontos de atenção que você deve ter em seus processos e entregas?
  • O que estão fazendo bem e de modo diferenciado?
  • O que sua equipe precisa dar mais atenção?
  • Quanto ao desempenho da sua equipe e sugestões de melhoria…

Você deve, é claro, escutar ativamente para identificar expectativas de resultados, e analisar junto com seu time as informações destas entrevistas.

Pergunte-se e pergunte aos seus colaboradores se os objetivos do seu setor estão alinhados com as expectativas e com os resultados que os clientes esperam ter.

Verifique se o foco de todos está alinhado com os resultados e com os objetivos da empresa.

O começo de jornada não necessariamente significa que você está partindo de zero no quesito liderar.

Você trará também todos os ensinamentos que conseguiu reunir baseados em sua própria experiência como liderado de alguém.

Muitos profissionais com os quais conversamos referem diferentes aspectos que tornaram os seus próprios líderes inesquecíveis ou influentes.

Os atributos de um bom líder variam bastante. Alguns referem como bons líderes aqueles que os desafiaram a fazer melhor; outros ressaltam que o seu líder era entusiasmado e com muita energia.

Seja como for, a percepção positiva ou não que você vai deixar, dependerá mais da forma como você trata as pessoas e o quanto você demonstra que acredita no potencial de cada uma delas.

Fique atento ao que os seus liderados esperam de você. Pergunte sobre as expectativas deles em relação à sua gestão.

Lembre-se: seu legado começa mesmo com a construção de um sólido vínculo com seu time.

Este post tem um comentário

  1. Nilvia Garcia

    Uau, adorei a leitura!

Deixe um comentário