O Que o Time Vê Quando o Líder Está em Ação

Ao assumir pela primeira vez uma posição de comando, ou mesmo que você já tenha alguma experiência anterior em liderar equipes, é fundamental perceber que o foco de atenção de todos estará voltado para as suas atitudes e suas ações.

E o que as pessoas vêem? O que elas escutam quando você fala? Como elas traduzem o seu discurso, isto é, a sua fala em comparação à sua prática?

Logo nos primeiros dias, enquanto você está se ambientando e buscando entender como tudo funciona naquela área, você fica numa espécie de vitrine de liderança. Os liderados fazem comparações com líderes anteriores, avaliam se podem mesmo confiar no que você diz. E no fundo, não há nada de errado com isso.

Como qualquer outro colaborador novato na área, a adaptação passa por estas experiências de ser avaliado. É preciso dar-se conta de que o crivo crítico para avaliar um novo membro de equipe ou um novo líder passa por dois aspectos:

  1. É uma pessoa que sabe o que faz?
  2. É alguém com quem se possa contar?

Bem, você sabe que está trazendo consigo qualidades pessoais e profissionais que formarão parte das competências essenciais para liderar. Sejam quais forem as competências, algumas você revelará de imediato no contato com sua equipe.

Observe a lista abaixo e verifique se alguma destas qualidades foram identificadas como razões para você ser contratado ou promovido a uma posição de liderança :

  • Alta capacidade de entregar resultados
  • Compromisso com o trabalho
  • Talento para negociação
  • Capacidade analítica
  • Habilidade para resolver problemas
  • Bom relacionamento interpessoal

Você não precisa ter todos estes atributos, é claro, mas deve saber que estas qualidades são realmente admiradas. São atributos formidáveis e que fazem muita diferença para o alcance dos resultados organizacionais.

Um líder que é focado em resultados, consegue traduzir melhor para o seu time os objetivos a alcançar e mostra para onde todos devem dirigir esforços. Para cada uma destas qualidades citadas e outras mais, os benefícios para a empresa e para o time são muito grandes.

No entanto, ninguém traz somente qualidades para dentro do ambiente de trabalho.

Em minha experiência no desenvolvimento de líderes em várias organizações, ninguém consegue ocultar por muito tempo aquelas outras características: Aquelas mais difíceis de conviver. Principalmente, em situações de pressão. É aí que todo mundo revela outros aspectos relacionados à sua personalidade. Mostra também os “defeitos”, como as pessoas costumam dizer.

É importante lembrar que as pessoas do time ficam muito atentas à forma como os líderes mostram suas habilidades e, principalmente, como controlam suas características menos favoráveis.

Muitos profissionais “perdem o rumo” em situações de pressão, sendo comuns alguns destes comportamentos:

  • Ansiedade por concluir rapidamente um trabalho
  • Irritação e impaciência quando erra ou outros erram
  • Arrogância em relação ao próprio conhecimento
  • “Surdez” para ideias contrárias às suas
  • Interrupção nas falas dos outros
  • Preferência por soluções já conhecidas
  • Tédio ou pouca motivação para ensinar / aprender

Por isso, você precisa identificar que traços negativos você traz junto com as competências. As suas dificuldades acabam resultando em momentos difíceis para seu time. As conversas não fluem. Mesmo quando os resultados são positivos, os colaboradores perdem conexão com o propósito de ir além.

Não diga aos liderados, “eu sou assim mesmo, não consigo mudar “, como forma de se perdoar pelos traços de personalidade menos favoráveis. Muita gente acredita que temperamento e traços de personalidade não podem ser melhorados, o que é um engano. Todos temos uma série de mecanismos internos de aprendizagem e controle de impulsos. Nos programas de desenvolvimento de líderes que conduzimos sempre há um espaço dedicado ao autoconhecimento.

Como seres humanos, todos estão em permanente evolução. Como líderes, todos estão constantemente aprendendo a partir da interação com o time.

É a existência do grupo que legitima a existência de qualquer líder.

Procure se esforçar para lidar bem com suas limitações, para alcançar sabedoria e maturidade no dia a dia de trabalho.

Pergunte de tempos em tempos como eles estão vendo seu comportamento em situações de pressão. Escute e aprenda a lição.

Liderar pessoas é uma experiência extremamente rica e de muita responsabilidade já que você será guia e apoio de outros.

Você vai acertar e vai errar nesse caminho. Prepare-se bem.

Faça uma boa autoavaliação e lembre-se de que na vida profissional, os erros são mestres muito bons.

Entenda que o convívio e a condução de pessoas no seu ambiente de trabalho lhe permitirá um mundo de lições aprendidas. Quase todas as lições serão sobre o potencial humano.

Por fim, e acima de tudo, trate a todos com o mais absoluto respeito.

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