Se sua empresa realizou alterações no design da estrutura, com áreas sendo aglutinadas ou novos setores sendo criados, você precisa assegurar que a transição ocorra da melhor forma possível para todas pessoas envolvidas.
E você sabe, é claro, que não basta apenas anunciar a decisão de integrar departamentos ou áreas para que a integração das pessoas aconteça.
Ainda que a maioria reconheça que todos são colegas e trabalham na mesma empresa, a integração não é imediata. É preciso que a conexão entre as pessoas das novas equipes funcione.
Afinal, integração é o resultado que se obtém de boas conexões entre as pessoas e um forte senso de fazer parte do time.
Então vale se perguntar:
Os membros da equipe entendem que as diferenças são essenciais para alcançarem seu potencial máximo. Por isso, incentivam e escutam com atenção as opiniões e os pontos de vista que diferem dos seus.
O sentimento dos membros de serem partes de um todo, faz com que eles busquem alinhar suas ações e contribuir para o alcance dos objetivos da área.
A equipe sabe que a união pessoas que estavam realizando processos de formas diferentes pode agregar muito valor se todos conseguirem identificar as práticas que mais favorecem a empresa.
As pessoas entendem que cooperar com seus novos colegas é a base para reforçar o relacionamento e alavancar os objetivos da área e da empresa.
Integre times de áreas diversas para um propósito comum e apoie o sucesso das equipes formadas por restruturações ou novos cenários.
Nossos consultores realizam reuniões prévias com Diretoria e RH para compreender os aspectos mais relevantes das mudanças com a restruturação: o propósito das mudanças, as etapas de implantação, cenários pretendidos e as primeiras reações.
O Programa prevê a realização de 2 workshops para contemplar integração das pessoas das áreas envolvidas, identificarem os potenciais e as forças, bem como possibilitar a conciliação das melhores práticas que cada equipe ou grupo de pessoas pode trazer para o novo design.
Em um período de 2 a 3 meses, após a realização dos 2 workshops, os participantes irão apresentar para a Diretoria e/ou Gerência as principais ações de conciliação das práticas que acreditam resultar em sucesso da restruturação e indicarão sugestões para fortalecer a integração dos grupos de trabalho.
Realizaremos um Encontro de Monitoramento da integração com toda a equipe para que realizem a apreciação crítica da experiência, registrem as aprendizagens e preparem depoimentos para que próximas ações de design tenham consistência, a partir das lições aprendidas.
Começaremos por entender como o processo de restruturação afetou as áreas e quais ações mais importantes adotadas pela Diretoria ou Gerência das áreas reestruturadas para garantir a adaptação das pessoas e alcançar os resultados.
Dessa reunião, vamos preparar uma pequena análise de pontos-chave a cuidar. Os dados servirão para preparar o caminho de construção posterior da conciliação de boas práticas.
O primeiro passo do processo de integração é que os membros conheçam os colegas e reconheçam os potenciais da nova equipe.
Neste workshop, cada membro da equipe conhecerá melhor seus colegas, compartilhando histórias e experiências, seus melhores momentos profissionais, e suas formas e estilos de trabalhar. Este é um momento de bastante aprendizado, no qual os participantes reconhecerão os pontos fortes de seus colegas e os potenciais que estão sendo agregados com a reestruturação. Ao final do encontro, entenderão o mindset a adotar para favorecer o processo de cooperação, criando ideias e sugestões que acelerem o propósito de integrar e formar um time.
O segundo passo é garantir que os melhores processos e práticas que eram realizados antes da integração não se percam.
Depois de conhecerem os colegas, passarão à próxima etapa, que é conhecerem melhor o fluxo de trabalho que realizavam antes da restruturação. Entenderão os processos e a execução, bem como o que acreditam que podem melhorar. Neste workshop, os participantes trabalharão ideias e sugestões para integrar as melhores práticas existentes com a nova configuração. Formarão pequenos times de trabalho para aperfeiçoarem as ideias e transformá-las em ação. O produto do trabalho será apresentado no Fórum de Boas Práticas, com apoio e facilitação dos consultores da Mariot.
Depois da distribuição em pequenos grupos de trabalho, ocorrida ao final do 2º workshop, e por um período de 30 a 60 dias, os objetivos mais fortes da restruturação serão: Construir e Consensar.
A participação de todos neste processo produzirá um conjunto de ações e propostas de alinhamento de práticas que resultarão em grande benefício para os profissionais.
Ao apresentarem suas conclusões de melhoria para a gerência e colegas estarão facilitando a adaptação e acelerando o processo de transformação esperado. Todos poderão participar validando cada sugestão ou recomendando modificações.
Você contará com o apoio dos consultores da Mariot como facilitadores neste trabalho, orientando e coordenando o evento.
A integração de pessoas não ocorre imediatamente. O tempo é uma variável importante para considerar o quão bem sucedido foi o processo de integração. Assim, decorridos 120 dias das primeiras ações, faremos um workshop para monitorar as experiências de cada um e do time como um todo.
Registrarão as lições aprendidas e poderão ser referência para a Diretoria sobre os pontos críticos de sucesso.
Nossos conhecimentos e experiências focados no sucesso da sua empresa.
fundadorA
Psicóloga Organizacional e do Trabalho. Especialização em Administração de RH e Educação de Adultos. Larga experiência em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Lideranças e Equipes de Trabalho. Membro da Comissão de POT do Conselho Regional de Psicologia, 7ª região (2017-2018) e membro associada à ATD (Association for Talent Development – former ASTD).
PARCEIRA MARIOT
Facilitadora Mariot, pesquisadora associada do Observatório Internacional de Carreiras da UFRGS e coordenadora educacional no CAPE e ILoveMyJob. Formada em administração pela UFRGS, é mestre em Psicologia (PUCRS), especialista em Carreira e Liderança (PUCRS) e doutoranda em Gestão de Pessoas (UFRGS). Ao longo de sua trajetória, já conduziu treinamentos e pesquisas em gestão de pessoas para empresas como 3M, Burger King, CMPC, Kinghost, Randon e Midea Carrier.
PARCEIRA MARIOT
Mestre em Psicologia (Desenvolvimento de Carreira) pela PUC-RS. Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela Cândido Mendes. Psicóloga pela ULBRA-SM. Coach Psychology pela Acadêmia do Psicólogo.